Quatro adolescentes envolvidos em crimes cibernéticos foram detidos nesta quarta-feira (14), no âmbito da Operação Adolescência Segura, duas semanas após a prisão de suspeitos que planejavam atentados durante o show da cantora Lady Gaga, que reuniu 2,1 milhões de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Os jovens foram apreendidos nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Um quinto menor de idade está sendo procurado no estado de São Paulo.
Eles podem ser responsabilizados por crimes como apologia ao nazismo, incentivo ao suicídio e tentativa de homicídio.
Uns 60 agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, com apoio de polícias civis de outros estados e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) federal também cumpriram os mandados de busca e apreensão.
"Eles obtinham uma foto íntima, um dado, alguma coisa que pudessem usar contra essa criança, adolescente, e nesse momento faziam coações morais irresistíveis para que eles praticassem diversos atos, como estupro virtual", afirmou o delegado Cristiano Maia, da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) do Rio de Janeiro, destacando o uso da rede social Discord pelos suspeitos.
No dia 3 de maio, agentes da Dcav, em conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP , desarticularam uma quadrilha que preparava um ataque durante o show da artista norte-americana Lady Gaga que reuniu 2,1 milhões de pessoas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA