O papa Leão XIV será formalmente empossado no próximo dia 18 de maio em uma missa que marcará o início de seu pontificado, informou o Vaticano nesta sexta-feira (9).
A Prefeitura da Casa Pontifícia divulgou o calendário dos primeiros compromissos do primeiro líder da Igreja Católica nascido nos Estados Unidos, em comunicado.
De acordo com a Santa Sé, Robert Francis Prevost se reunirá com os cardeais no próximo sábado (10), enquanto que no domingo (11) celebrará sua primeira oração Regina Caeli na loggia central da Basílica de São Pedro.
Um encontro com a imprensa mundial também está marcado para a próxima segunda-feira (12). Além disso, o calendário prevê a missa de posse na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, em 20 de maio, e a primeira audiência geral do religioso, em 21 de maio.
Já no dia 24 de maio, Leão XIV terá uma reunião com a Cúria Romana e os funcionários do Vaticano. Por fim, no domingo, 25 de maio, haverá o pronunciamento do Regina Caeli e a tomada de posse das Basílicas Papais de São João de Latrão e de Santa Maria Maggiore.
Vice de Trump deve participar de ‘missa de posse’ de Leão XIV
O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, poderá participar da cerimônia de entronização do papa Leão XIV, que acontecerá no próximo dia 18 de maio.
Segundo relatos, existe a possibilidade de o republicano viajar para Roma. No momento, a participação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que esteve presente no funeral do papa
Francisco e se reuniu com seu homólogo americano, Donald Trump, na Basílica de São Pedro, não foi descartada.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA