O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou nesta sexta-feira (2) as atividades no Palácio do Planalto e deve se reunir com diversos ministros, entre eles Cida Gonçalves (PT), titular do Ministério das Mulheres. Segundo o jornal O Globo, há expectativa de que Lula comunique Cida sobre sua saída do cargo, embora a decisão ainda não tenha sido confirmada oficialmente.
Cida, que assumiu a pasta em janeiro de 2023, é especialista em políticas de enfrentamento à violência de gênero e tem longa trajetória ligada ao ativismo feminista.
No entanto, seu desempenho político tem sido alvo de críticas internas, e sua substituição é considerada por aliados como um movimento de reposicionamento do governo no âmbito de uma mudança na equipe de ministros.
Entre os nomes cotados para assumir o ministério está o de Márcia Lopes (PT), ex-secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social durante o segundo mandato de Lula. Ligada a movimentos sociais e com boa relação com a Igreja Católica, Márcia é irmã do ex-ministro Gilberto Carvalho (PT), figura influente no entorno presidencial, e ex-chefe de gabinete de Lula entre 2003 e 2010.
Carvalho é interlocutor com a Igreja e o Vaticano. Ele acompanhou o presidente na recente viagem à Santa Sé para o funeral do papa Francisco.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA