Mais de 70 mil pessoas em luto já prestaram homenagem ao papa Francisco perante ao seu túmulo na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, informaram as autoridades da capital da Itália nesta segunda-feira (28).
O Pontífice argentino, que morreu aos 88 anos em 21 de abril, após 12 anos à frente da Igreja Católica, foi sepultado no principal templo mariano de Roma no último sábado (26), após seu funeral na Praça São Pedro.
A Basílica de Santa Maria Maggiore foi aberta à visitação pública no último domingo (27) e desde então tem recebido fiéis, peregrinos e também ateus, que enfrentam fila com média de duas horas de espera para homenagear o chamado "Papa dos pobres".
Jorge Bergoglio foi sepultado em Santa Maria Maggiore conforme seu desejo manifestado em testamento, que ainda pediu uma lápide simples, em pedra, com a inscrição "Franciscus". Em cima do túmulo, há apenas uma rosa branca, que representa o vínculo entre Francisco e Santa Teresa de Lisieux desde seus tempos na Argentina, sua terra natal.
O religioso, que sempre ia lá para rezar antes e depois de cada viagem apostólica que fazia, abriu mão de ser enterrado na Basílica de São Pedro como a maioria dos outros papas para fazer "sua última viagem terrena" no templo mariano.
Mais de 150 mil pessoas se aglomeraram nas ruas de Roma para dar o último adeus a Francisco durante cortejo, enquanto cerca de 250 mil fiéis estavam na Praça São Pedro e arredores para o funeral, totalizando cerca de 400 mil pessoas enlutadas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA