Em um vídeo inédito divulgado neste domingo (27) pelo Vatican News, o papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens no início de janeiro, convidando-os "a escutar".
"Querido jovem e querida jovem, uma das coisas mais importantes na vida é escutar, aprender a escutar. Quando uma pessoa fala com você, espere até que ela termine, a fim de entendê-la bem e, depois, se quiser, diga alguma coisa. Mas o importante é escutar", disse Jorge Bergoglio na gravação feita em 8 de janeiro de 2025 pelo celular de um visitante na Casa Santa Marta, no Vaticano, a qual se destinava aos participantes da iniciativa Oficinas de Escuta.
O Papa, que aparece em trajes informais no vídeo, ainda reforçou: "Olhem atentamente as pessoas, elas não escutam. No meio de uma explicação, elas respondem e isso não contribui para a paz. Escutem, escutem bastante".
Francisco ainda citou os avós, que segundo ele, são muito importantes no processo de escuta.
"Os avós nos ensinam muito", lembrou o pontífice em sua mensagem.
Na manhã deste domingo, o Vaticano concluiu o Jubileu dos Adolescentes, que contou com uma participação massiva de jovens na missa na Praça São Pedro, que também homenageou o Papa, falecido aos 88 anos no último dia 21 de abril e sepultado ontem na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA