A fábrica automotiva da Stellantis em Goiana, cidade de 85 mil habitantes no estado de Pernambuco, produzirá o primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid a partir do primeiro semestre de 2026.
Além disso, em Goiana, onde veículos de três marcas do grupo (Jeep, Fiat e Ram) já são fabricados, a produção de modelos de uma quarta montadora começará no próximo ano e seis novos carros serão lançados até 2030.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) por Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, por ocasião das comemorações do 10º aniversário do Polo Automotivo de Goiana, inaugurada em 2015.
"Temos um orgulho enorme da história construída ao longo dos últimos 10 anos pelo Polo Automotivo de Goiana e dividimos esta alegria com todos os nossos empregados e parceiros que nos ajudaram a consolidar a fábrica como uma das mais modernas da Stellantis no mundo", disse Cappellano, agradecendo aos funcionários e fornecedores.
Os lançamentos da Stellantis integram o atual ciclo de investimentos do grupo automotivo, anunciado há pouco mais de um ano, que prevê um aporte de R$ 13 bilhões entre 2025 e 2030.
Com quase dois milhões de carros produzidos, a fábrica de Goiana tem capacidade produtiva anual de 280 mil veículos e emprega 14,7 mil funcionários diretos e indiretos.
Com a chegada da unidade, o PIB per capita da cidade pernambucana cresceu mais de 300% em uma década, enquanto o emprego formal ou de 19,8 mil em 2014 para 31,5 mil, em 2024.
Além de gerar empregos, a fábrica estimulou a criação de um ecossistema automotivo na Zona da Mata Norte, atraindo fornecedores locais que aumentaram de 22, em 2015, para 39 em 2025.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA