O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro recebe até 12 de maio uma mostra de filmes produzidos por cineastas indígenas com 33 obras, sendo 12 longas e 21 médias e curtas-metragens.
O evento, intitulado "Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena", reúne produções realizadas entre 2011 e 2024 por diversos povos, dos Yanomami aos Mbya-Guarani.
A iniciativa, segundo a Agência Brasil, é organizada pela produtora Filmes de Quintal e coordenada pela antropóloga e documentarista Júnia Torres, que também assina a curadoria ao lado da cineasta e artista visual Olinda Tupinambá. A produção executiva é de Tatiana Mitre, da Amarillo Produções.
De acordo com os organizadores, a mostra reflete sobre a identidade e ancestralidade brasileira e busca valorizar cineastas de diversas regiões e povos.
"Acredito que o cinema indígena apresenta um olhar de descolonização à imagem dos indígenas. E, assim como é extremamente importante que os povos possam fazer seus próprios filmes, é importante pensar em distribuir essas produções, pois só assim teremos a possibilidade de fortalecer o cinema nacional feito pelos povos indígenas", afirma Olinda Tupinambá.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA