Os sinos de diversas igrejas do mundo inteiro começaram a tocar logo após a fumaça branca ser expelida da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, e confirmar a eleição do 267º papa da Igreja Católica.
O som na Basílica de São Pedro foi ouvido pouco depois das 13h08, quando a decisão dos 133 cardeais eleitores foi recebida com aplausos e muita alegria pelos cerca de 15 mil fiéis que estavam à espera do anúncio do sucessor do papa Francisco.
Em Trento e Bolzano, assim que a notícia da eleição do novo papa se espalhou, os sinos começaram a tocar em comemoração. O som deles encheu a cidade inteira.
Os sinos tocaram em festa em Assis imediatamente após a fumaça branca que anunciou a eleição do novo Papa. Poucos peregrinos estão na cidade de São Francisco, devido ao clima não muito ameno.
Os sinos da Praça São Marcos em Veneza também badalaram após a fumaça branca do conclave.
"Agora aguardamos o nome [do pontífice]", disse o prefeito da cidade, Luigi Brugnaro, acrescentando que "é algo muito bonito".
"Esperamos [que o novo papa] leve paza e serenidade para a Igreja em todo o mundo. Festejamos em Veneza e em todo o mundo", concluiu.
Já em Paris, na França, os sinos também tocaram em celebração, desde a Catedral de Notre Dame até a Basílica do Sagrado Coração nas encostas de Montmartre.
No Brasil, os sinos do Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do Brasil, badalaram, assim como da Catedral de Brasília.
Até o momento, o cardeal eleito ainda não foi revelado, mas o tradicional anúncio do "Habemus Papam", em que o novo papa aparece na sacada da Basílica de São Pedro, acontece ainda hoje.
Nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, as aparições levaram entre 1h e 2h após a liberação da fumaça branca.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA