A alta representante da União Europeia para Política Externa, Kaja Kallas, acusou nesta segunda-feira (24) os Estados Unidos de ecoarem o discurso da Rússia sobre a guerra na Ucrânia, que completa três anos hoje.
Além disso, ela também afirmou que o presidente americano, Donald Trump, se "equivoca" quando afirma que seu homólogo em Kiev, Volodymyr Zelensky, é um "ditador".
"Quando vejo as mensagens vindas dos EUA, é claro que a narração russa está fortemente representada", declarou Kallas no Conselho das Relações Exteriores em Bruxelas, na Bélgica, vestida de amarelo e com um distintivo azul escuro, as cores da bandeira ucraniana.
"Devemos continuar a apoiar a Ucrânia e seguiremos juntos nesta estrada. Ele [Trump] pode negociar com [Vladimir] Putin, mas as negociações devem envolver também a Europa e Kiev. Amanhã [25] irei a Washington falar com [Marco] Rubio. Quando Trump diz que Zelensky é um ditador, ele está errado", frisou Kallas.
Desde que reassumiu a Casa Branca, Trump tem pressionado a Ucrânia a se render diante da Rússia, inclusive com a renúncia aos territórios conquistados por Moscou, e a pagar de volta a ajuda financeira recebida dos EUA nos últimos três anos, por meio do o privilegiado para americanos às terras raras do país.
Sob determinação do republicano, os Estados Unidos abriram negociações diretas com Moscou, sem convidar a Ucrânia nem a UE, ação que vem provocando consternação no bloco.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA