O ator ítalo-americano Robert De Niro receberá no próximo 13 de maio a Palma de Ouro honorária pelo conjunto de sua obra na cerimônia de abertura do 78º Festival de Cannes, na França.
A homenagem chega 14 anos após De Niro ter presidido o júri do evento, em 2011. O festival ainda informa que, após receber o prêmio, o astro deve se encontrar em 14 de maio com participantes do evento para uma aula no palco do Teatro Debussy.
De Niro, que está em cartaz nos cinemas com "The Alto Knights: Máfia e Poder", tem décadas de história com o festival francês. Em 1976, ele apareceu em dois filmes na seleção oficial de Cannes, "1900", de Bernardo Bertolucci, e "Taxi Driver", de Martin Scorsese, vencendo a Palma de Ouro com este último.
Em 1983, o ator abriu o evento com "O Rei da Comédia", de Scorsese, voltando no ano seguinte com "Era Uma Vez na América", de Sergio Leone.
Em 1993, se apresentou com "Desafio no Bronx", retornando anos depois com "Heat", ao lado de Al Pacino. Nos anos seguintes, sua participação em Cannes oscilou entre dublagens, seriados e diversos papeis.
Aos 81 anos de idade, De Niro, vencedor de diversos prêmios por suas atuações, levou o Oscar duas vezes: em 1974, ao interpretar o jovem mafioso ítalo-americano Vito Corleone no clássico "O Poderoso Chefão - Parte 2", e em 1980, na pele do boxeador Jake LaMotta, em "Touro Indomável".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA