A Itália escolheu a Wine South America 2025, uma das mais importantes feiras de negócios do vinho da América Latina, para apresentar rótulos de tintos, brancos e espumantes.
O evento, que ocorre de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, conta com a coordenação da Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas (ITA/ICE) no pavilhão italiano, que reúne 23 expositores, 56 vinícolas e 256 rótulos de brancos, tintos e espumantes, produzidos de norte a sul do país europeu.
Os vinhos apresentados são produzidos em 15 das 20 regiões da Itália: Abruzzo, Campânia, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Lombardia, Marche, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria e Vêneto.
Segundo comunicado do ITA/ICE, as 56 vinícolas italianas participantes da Wine South America 2025 têm uma produção anual conjunta superior a 110 milhões de garrafas, exportando entre 20% e 95% de sua produção para mercados como Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Áustria, Lituânia, Canadá, Rússia, Dinamarca, Israel, Turquia, Suécia, Noruega e México.
Além delas, outras 24 vinícolas da península itálica participam do evento de forma autônoma, elevando o número de marcas italianas presentes a um total de 80, o que representa um aumento de mais de 100% em relação à edição anterior.
Para Maria Maddalena Del Grosso, diretora da ITA/ICE, esse crescimento "se deve, entre outros fatores, aos cerca de 32 milhões de ítalo-descendentes que vivem no Brasil".
"A Itália detém o maior número de tipos de vinho no mundo, o maior número de uvas autóctones de rótulos com Denominação de Origem Controlada e Controlada Garantida, o que representa uma forte garantia de qualidade", acrescenta Del Grosso.
A expectativa da organização é de receber mais de sete mil visitantes, incluindo delegações de compradores brasileiros e latino-americanos vindos de países como México, Colômbia, Equador, Venezuela, Chile, Peru e Argentina, que participarão de rodadas de negócios realizadas diariamente no período da manhã, antes da abertura oficial ao público.
Masterclasses apresentam 22 rótulos
O pavilhão italiano na Wine South America 2025 traz ainda masterclasses em todos os dias do evento, das 13h às 14h30. Conduzidas pelo sommelier Gianni Tartari, os participantes serão levados à apresentação e degustação de 22 diferentes rótulos de vinhos brancos, tintos e espumantes, produzidos pelas vinícolas da Itália expositoras na feira.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA