Soldados da Coreia do Norte enviados para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia foram retirados do fronte após sofrerem grandes perdas.
A informação é do jornal The New York Times, que cita fontes ucranianas.
Ainda que a chegada de mais de 10 mil militares norte-coreanos na Rússia em novembro tenha gerado alarme entre os aliados de Kiev no Ocidente, que temiam uma escalada da guerra, a estratégia revelou-se um verdadeiro desastre, com elevado número de baixas, segundo o NYT.
O motivo seria "a desorganização" nas fileiras da Coreia do Norte e "a falta de coesão com as unidades russas", conforme afirmou um ucraniano ao jornal.
As fontes ainda disseram que, desde que soldados norte-coreanos chegaram ao campo de batalha em Kursk, eles se mantiveram em desordem, deixados à própria sorte. Auxiliados por alguns veículos blindados, raramente paravam para se reagrupar ou recuar, avançando de forma desorganizada sob o fogo inimigo.
No entanto as tropas de Kiev que estiveram em combate contra os militares de Pyongyang garantiram que eles são "bravos guerreiros". (ANSA).
Rússia retira soldados norte-coreanos, diz jornal
Militares de Pyongyang não são vistos em Kursk há 2 semanas